Exercício do profissional na área de Perícia na Fisioterapia









Os fisioterapeutas têm mais um motivo para comemorar. Não bastassem as recentes conquistas nos tribunais brasileiros que, dia a dia, respaldam o exercício do profissional na área de Perícia.

É importante lembrar, sempre, que, de acordo com a LEGISLAÇÃO brasileira, apenas médico e dentista podem dar atestados válidos para a justiça do trabalho. A legislação está acima de resolução de autarquias, que são resoluções de conselhos como o Coffito. Porém, as recentes conquistas abrem jurisdição para serem aceitas atestados de fisioterapeutas.

Estude Fisioterapia através de artigos e matérias. Clique aqui e conheça os Cds Universitários de Fisioterapia.

Mas vamos falar das ações do COFFITO.

O COFFITO, por meio das Resoluções nº 464, 465, 466, e do Acórdão nº 479, normatizou e orientou a prática da Fisioterapia neste campo.

Com as novas normativas, passam a ser delimitadas e contextualizadas as práticas do fisioterapeuta na área de Perícia. A Resolução-COFFITO nº 464, por exemplo, atualiza a nº 381, e dispõe sobre a elaboração e emissão pelo fisioterapeuta de atestados, pareceres e relatórios técnicos; já a Resolução-COFFITO nº 465, disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho; e a Resolução-COFFITO nº 466, trata sobre a Perícia Fisioterapêutica e a atuação do perito e do assistente técnico.

Dispõe sobre a elaboração e emissão pelo fisioterapeuta de atestados, pareceres e relatórios técnicos.

Em seu primeiro artigo, a normativa destaca a competência do fisioterapeuta para elaborar e emitir atestados, relatórios técnicos e pareceres indicando o grau de capacidade ou incapacidade funcional, com vistas a apontar competências ou incompetências laborais (transitórias ou definitivas), mudanças ou adaptações nas funcionalidades (transitórias ou definitivas) e seus efeitos no desempenho laboral em razão das seguintes solicitações: readaptação no ambiente de trabalho; afastamento do ambiente de trabalho para a eficácia do tratamento fisioterapêutico; instrução de pedido administrativo de aposentadoria por invalidez (incompetência laboral definitiva); instrução de processos administrativos ou sindicâncias no setor público (em conformidade com a Lei nº 9.784/1999) ou no setor privado e; onde mais se fizerem necessários os instrumentos referidos neste artigo.

De acordo com o texto, o Atestado é um documento qualificado, afirmando a veracidade sobre as condições do paciente, declarando, certificando o grau de capacidade ou incapacidade funcional com vistas a apontar as competências ou incompetências (transitórias ou definitivas), habilidades ou inabilidades do cliente/paciente/usuário em acompanhamento terapêutico.

O Relatório Técnico, por sua vez, trata-se de documento contendo opinião técnico-científica decorrente de uma demanda profissional específica referente às áreas de atuação das especialidades da Fisioterapia. E o Parecer é um documento técnico-científico decorrente de uma demanda profissional específica, referente às áreas de atuação das especialidades da Fisioterapia, solicitada por pessoa natural ou jurídica de natureza pública ou privada.

Clique aqui e leia a resolução completa.

Resolução-COFFITO nº 465

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho e dá outras providências.

Esta resolução disciplina a atividade do fisioterapeuta no exercício da Especialidade Profissional em Fisioterapia do Trabalho e determina as Grandes Áreas de Competência, entre elas: avaliação e diagnóstico cinésiológico-funcional, por meio da consulta fisioterapêutica (solicitando e realizando interconsulta e encaminhamento), para exames ocupacionais complementares, reabilitação profissional, perícia judicial e extrajudicial.

Clique aqui e leia a resolução completa.

Resolução-COFFITO nº 466

Dispõe sobre a Perícia Fisioterapêutica e a atuação do perito e do assistente técnico e dá outras providências. A partir desta resolução, fica determinado que a Perícia Fisioterapêutica é ato exclusivo do fisioterapeuta, sendo competente para realizar perícias judiciais e assistência técnica em todas as suas formas e modalidades.

O texto ainda aborda a Perícia Fisioterapêutica e a assistência técnica, de acordo com as áreas de atuação: Perícia Extrajudicial; Perícia Judicial, Perícia Judicial do Trabalho; Perícia Previdenciária; Perícia Securitária; e Perícia para Pessoas com Deficiências, entre outros temas.

Clique aqui e leia a resolução completa.

Acórdão nº 479

O Acórdão visa orientar quanto às diretrizes para a formação mínima destinada à atualização do profissional fisioterapeuta perito e assistente técnico.



Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.