10 minutos de pausa no trabalho a cada hora










10 minutos de pausa a cada hora (ou tarefa realizada, se a tarefa demorar mais deuma hora) no trabalho deveriam ser institucionalizados na empresas. Além de aumentar a produtividade (eu sou prova disso), evita que a má postura e manutenção numa mesma posição durante muito tempo, principalmente,  tragam dores musculares.

Trabalhar sentado por longas horas, no escritório ou coworking, e pegar aquele trânsito caótico todos os dias são coisas que fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Nestes dois momentos, um detalhe muito importante pode ser o responsável pelas dores musculares: a má postura.

É quase automático ficar em uma posição ligeiramente curvada ao se sentar, no carro ou à mesa de trabalho. Essa postura relaxada pode sobrecarregar os músculos e causar dores na lombar e nas costas, principalmente se você permanecer nesta posição por muito tempo, sem intervalos.

A dica é, se possível, equilibrar esses momentos com caminhadas curtas pelo ambiente e alongamentos leves. Fique atento também à forma como você se senta, mantendo a coluna reta e os joelhos dobrados em um ângulo de 90º. Por fim, é importante evitar empurrar, levantar, carregar e puxar objetos pesados, de forma inadequada.

O alongamento ajuda a relaxar os músculos e a diminuir a tensão, combatendo as dores nas costas, pescoço, pernas e até mesmo lesões relacionadas ao próprio trabalho, como a tendinite.

Os exercícios realizados durante o alongamento são simples, podendo ser feitos até mesmo no próprio escritório ou consultório. Eles também combatem a fadiga muscular e a sensação de cansaço. Por esse motivo, devem ser praticados diariamente por, pelo menos, cinco minutos.

A dica principal para que o alongamento seja realmente eficaz para as pessoas que trabalham em pé ou sentadas é que ele seja feito antes, durante e depois do expediente. Dessa forma, o corpo fica aquecido e preparado para uma longa jornada de trabalho.

Por mais que os alongamentos sejam ótimos para aliviar as dores no corpo, eles são apenas aquecimentos. Dessa forma, praticar atividades físicas fora do trabalho é essencial para fortalecer a musculatura. Reserve, pelo menos, meia hora para esses exercícios diariamente.



Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.