Fisioterapia na diminuição dos riscos ergonômicos










Na busca de solucionar alguns problemas decorrentes do trabalho e estresse do dia a dia, temos a Fisioterapia do Trabalho, que tem como foco principal resolver problemas de baixo rendimento por dores, mal estar corporal e desconforto no ambiente de trabalho.

O Fisioterapeuta do Trabalho atua dentro das empresas e organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos profissionais, resolvendo questões de ergonomia, implantando programas de cinesioterapia laboral, resolvendo questões judiciais relacionadas ao LER/DORT.

Para reduzir o alto índice de afastamento, mas principalmente visando a saúde do trabalhador, deve-se enfatizar avaliação, tratamento e prevenção da ocorrência de DORT. Ao empregador cabe recorrer à análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições laborais às características psicofisiológicas do empregado. Nesse aspecto, a Ergonomia e a Fisioterapia assumem um papel importante na otimização da relação homem-trabalho. O fisioterapeuta pode mostrar às empresas que, ao fornecer condições de conforto e segurança aos empregados, obtêm-se de forma associada um aumento da produtividade e melhora da qualidade, favorecendo a diminuição dos custos de produção.

A escolha dos métodos para a análise ergonômica depende da natureza e do propósito da investigação. A análise pode ser feita por auto-relato, técnicas de observação simples e avançada e avaliação direta.  Pela análise ergonômica, podem-se sugerir mudanças nos postos de trabalho a fim de minimizar os fatores de risco para DORT e favorecer a melhora da qualidade de vida dos funcionários.

Atuações do Fisioterapeuta do Trabalho dentro de uma empresa:

1. Desenvolvimento de programas de Ginástica Laboral;

2. Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;

3. Prevenção e tratamento do desconforto ou queixa musculoesqueléticas nas atividades laborais;

4. Estudo ergonômico do trabalho, junto a equipe de saúde e segurança do trabalho;

5. Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;

6. Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;

7. Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;

8. Promover ações terapêuticas preventivas (e curativas) às instalações de processos que levam a incapacidade funcional do trabalho;

9. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborais;

10. Desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho.

O Fisioterapeuta tem importância na intervenção ergonômica específica em conjunto com um trabalho de educação em ergonomia e partição ativa do funcionário a fim de reduzir desconforto, principalmente da extremidade superior, em operadores de computador. Geralmente, após modificações no posto de trabalho por um fisioterapeuta, como regulagem da cadeira, altura da tela e inclinação do encosto, há redução significativa de desordens musculoesqueléticas da coluna lombar, pescoço e ombros.


Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.