Tendinite no ambiente de trabalho










A tendinite nada mais é do que a inflamação do tendão, que, por sua vez, é a estrutura do corpo que liga os músculos aos ossos. Explicando melhor, essa condição é como um machucado em que o organismo inicia o processo inflamatório a fim de reparar a lesão.

Muita gente conhece a tendinite que atinge os pulsos, porém, algumas pessoas não sabem que ela também pode ocorrer nos cotovelos, ombros, joelhos, quadril, tornozelos, pés e mãos. Os sintomas dessa doença incluem:

  • o aquecimento e a vermelhidão na região afetada;
  • dores que podem ser de moderadas a intensas;
  • dificuldade em movimentar a área por conta da dor;
  • sensação de fisgadas ou câimbras.

Movimentos repetitivos são uma das principais causas da tendinite. Normalmente estão associados a necessidades de trabalho, como o uso de computadores, e são considerados causa mecânica. Ela acontece porque com o esforço recorrente acontece a inflamação das fibras que unem os músculos aos ossos. Além disso, as posições desconfortáveis, vibrações e o esforço intenso também podem gerar a tendinite.

É importante salientar que a tendinite por movimentos repetitivos pode acontecer com qualquer pessoa independente da idade ou sexo. Dar uma pausa em longos períodos ou mudar de posição podem ser essenciais para evitar que o problema se desenvolva, ou que piore com o tempo.

Por isso, os trabalhadores são os que mais sofrem com essa condição. Por exemplo, um funcionário que trabalha digitando e não tem o tratamento preventivo é um grande candidato a desenvolver tendinite no pulso. Ou ainda um encarregado que pega objetos pesados o dia inteiro.

O colaborador passa a maior parte do seu dia em sua área de trabalho. Sendo assim, ela deve oferecer conforto e estabilidade para que ele cumpra suas funções de maneira que não prejudique a sua postura e, consequentemente, o seu corpo.

Para quem fica muito tempo na frente do computador, é interessante ter espaço suficiente entre a mesa e a cadeira para que as pernas não fiquem pressionadas e não tenha dificuldade para se movimentar, por exemplo.

Para isso, existe a ergonomia, a ciência que estuda a relação entre o humano e o instrumento de trabalho, de maneira a prevenir doenças ocupacionais e aumentar a produtividade e a eficiência.

A tendinopatia é um problema prevalente substancial, pois interfere na capacidade de uma pessoa levar uma vida fisicamente ativa e saudável, o que tem um efeito considerável sobre a sociedade em geral. Este curso lida com o tratamento fisioterapêutico contemporâneo da tendinopatia, fornecendo uma mistura de revisão de evidências e opinião de especialistas clínicos sobre as tendinopatias de apresentação comum dos membros inferiores e superiores. Esse curso é direcionado para profissionais saúde, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Clique aqui e saiba mais!



Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.