Massoterapia no combate as LERs










As LERs são causadas por lesões e transtornos traumáticos cumulativos resultantes da realização de movimentos repetitivos.  Os fatores associados aos riscos de desenvolver LER incluem: esforço, duração, força, frequência, postura, temperatura baixa e vibração. Com o passar do tempo às condições se agravam e o resultado é cumulativo provocando tendinite e disfunção muscular. As atividades que causam a LER não são geralmente de contração máxima, sendo um movimento aparentemente normal, como usar o mouse do computador, portanto, não é o dilaceramento do tecido que causa a lesão e sim a atividade repetitiva ou isométrica constante dos músculos. Isto cria uma sobrecarga mecânica submáxima de esforço de tração constante sobre os tendões gerando a deterioração das fibras de colágeno.

Os fatores de riscos envolvidos direta ou indiretamente no desenvolvimento das lesões LER/DORT destacam-se: posturas inadequadas, carga musculoesquelética, carga estática, pressões locais sobre os tecidos, invariabilidade de tarefas, vibração e estresse. A ocorrência da DORT é caracterizada por vários sintomas, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga, estes sintomas geralmente são na região cervical, escapular e/ou membros superiores, mas podendo também acometer os membros inferiores. São causados pela utilização excessiva das estruturas anatômicas do sistema musculoesquelético e da falta de tempo para a recuperação desse musculoesquelético

A massagem possui efeitos fisiológicos circulatórios, neuromusculares e metabólicos. O efeito fisiológico da massagem sobre o sistema circulatório se dá através da pressão, pois há o aumento da circulação sanguínea, aumentando a oferta de oxigênio e nutrientes nos vasos sanguíneos e linfáticos. O efeito neuromuscular que a massagem pode proporcionar é de produzirn o corpo um estado generalizado de relaxamento e alívio da tensão. Ao provocar a resposta parassimpática geral através do relaxamento, alguns processos fisiológicos são facilitados, tais como: a função imunológica e digestiva, dentre outros processos fisiológicos, ajudando na ocorrência da cura e bem-estar.

A quick massage também altamente eficaz para reduzir a sensação de dor musculoesquelética, influenciando positivamente a dimensão física e afetiva da experiência da dor.  Massagens profundas juntamente com exercícios de alongamento ajudam a reduzir os sintomas de dores, podendo ser aplicada para condições como fibromialgia e dores na região lombar.

Para finalizar, indico o curso de Quick Massagem, do Thiago Nishida.  O curso dá noções amplas e diversas ferramentas para a adaptação em cada local de trabalho, permitindo flexibilidade e diferenciação no mercado. Clique aqui e saiba mais!


Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.