Exercícios que podem ser feitos durante o trabalho









Se você passa a maior parte do seu dia sentada em frente a um computador, possivelmente sente ou já sentiu dor nas costas ou algum tipo de desconforto. Isso ocorre porque a ergonomia das poltronas (no trabalho ou em casa), assim como nos meios de transporte, seguem um padrão que dificilmente atende a todos. “Muitas horas numa mesma posição causa fadiga muscular em regiões específicas, causando um desequilíbrio corporal. Por conta dessa fadiga criamos posturas inadequadas no dia a dia, o que chamamos de vícios posturais e que, em longo prazo, podem propiciar dores e a atrofia muscular”, explica a fisioterapeuta Ariane Pitrez.

Confira algumas dicas práticas da fisioterapeuta para corrigir a postura e mandar aquelas dores chatas do dia a dia embora para sempre. São exercícios que levam pouco tempo, mas que trarão benefícios importantes para uma boa qualidade de vida.

Acerte a altura da tela: A altura da tela do computador deve ser a que o olhar fique horizontal, preservando assim as vértebras cervicais. A cadeira deve estar posicionada de forma que as pernas estejam a 90º e o punho em posição neutra com o antebraço sempre apoiado.

Mantenha a postura: O apoio dos ossinhos do bumbum no assento é necessário para manter uma postura correta na posição sentada. Uma almofada inclinada, com altura maior atrás, facilita o apoio. A inclinação da poltrona a 90° também. Cruzar as pernas também é altamente prejudicial para uma postura correta.

Ande: Quando ficamos por muito tempo sentados não conseguimos, e nem é aconselhável, ficar horas numa mesma posição. Por isso, é importante levantar-se a cada 2 horas e caminhar um pouco, favorecendo assim a mobilização articular, a circulação sanguínea e o retorno venoso.

Movimente os pés: Caso não seja possível levantar-se, ao menos faça movimentos com os pés para um lado e para o outro. Faça também movimentos de rotação com a cabeça e os punho.

Use uma bolinha de tênis: Outro acessório que ajuda bastante é a bolinha de tênis. Ao passar na planta dos pés, sem os sapatos, libera os músculos da “cadeia posterior” e auxilia no retorno venoso. O efeito é maior quando a pessoa está de pé, mas pode ser usada sentada também.

Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.