Postura correta durante o trabalho







Uma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalho | Vertebrata


Em média passamos de 8 a 12 horas do nosso dia trabalhando, seja sentado, de pé,  andando, digitando , etc , quase sempre nos mantendo por longos períodos em uma mesma postura .

Como consequência, ao final da jornada de trabalho , sentimos dores por todas as partes do corpo . Aquele que passou maior parte do tempo assentado , percebe logo o peso nos ombros, assim como nas costas . Já o que trabalhou de pé, termina o dia com uma forte dor lombar; o outro, que andou por horas seguidas , sente em suas pernas e pés o cansaço de todo um dia e por aí vai …

Por isso temos que estar atentos à nossa postura durante o trabalho , coluna sempre ereta , ombros alinhados , punhos apoiados ( se digitador ) , quando de pé distribuir o peso de forma homogênea nas pernas pés , assim como , adaptar o local de trabalho para que possa fornecer – lhe o conforto adequado durante as suas atividades . Mesmo assim , com todas essas providências , o ideal é dispensar alguns minutos de seu tempo com exercícios que irão proporcionar – lhe uma melhora na sua qualidade de trabalho e consequentemente aumentar a produção .

Então, mãos à obra , pare agora o que estiver fazendo e experimente a série de exercícios a seguir :

1 – Aquecimento :faça esse exercício antes de começar seu trabalho , todos os dias , e novamente após o almoço para ajudar a aumentar a circulação nos músculos das mãos e punhos . Encolha os dedos na palma das mãos e em seguida relaxe . Repita isso por 5 ou 6 vezes . Mexa seus dedos aleatoriamente para cima e para baixo . Esfregue as pontas dos dedos de uma das mãos com as pontas dos outros , como se estivesse passando loção neles .

2 – Mãos de oração :coloque ambas as mãos juntas como se estivesse em oração na frente da face , com cotovelos para fora e pulsos fletidos . Faça movimento uma em direção a outra de tal maneira que nenhuma possa forçar a outra com diferença mantendo numa posição central. Segure assim por 10″ sentindo a força nos pulsos . Repita isso várias vezes .

3 – Fortalecimento e alongamentos de pescoço: este exercício pode ser feito de pé ou sentado e fortalece os múculos do pescoço, ajudando a aliviar certos desconfortos da posição errada diária . Com a cabeça reta coloque a palma de sua mão na testa e aperte para trás ao mesmo tempo que empurra sua cabeça para frente . Mantenha por 10″. Em seguida entrelace os dedos das mãos e coloque atrás da cabeça e force para frente ao mesmo tempo que a cabeça para trás . Mantenha por 10″ . Finalmente relaxe sua cabeça e ombros deixando sua cabeça descançar colocando a orelha no ombro por 10″ e depois no outro lado , em seguida coloque o queixo em direção ao peito e depois nuca nas costas mantendo ambos por 10″ .Tente não contrair os ombros durante o exercício .

4 – Ombros :esse exercício pode ser feito em pé ou sentado . Coloque as pontas dos dedos das mãos nos ombros , cotovelos apontados para os lados . Empurre os cotovelos para trás o máximo que conseguir e depois para frente tentando tocar um no outro . Repita 10 vezes . Agora mantenha ainda os dedos nos ombros e levante os cotovelos para cima e para baixo ao lado do corpo , como se fosse tentar voar . Repita 10 vezes .

5 – Exercitando as costas :este exercício fácil e rápido vai ajudá – lo a se aliviar da tensão do meio de suas costas que é resultado de estar sentado o dia todo. Entrelace os dedos , vire a palma das mãos para fora a frente do corpo e alongue seus braços o mais longe que puder do seu corpo levando também oos ombros a frente . Mantenha as costas eretas e braços paralelos a mesa . Vire – se para a direita e retorne ao centro . Vire – se pra a esquerda e volte ao centro .

6 – Alongamento de membros inferiores :este exercício pode ser feito sentado , não só alonga os isquiotibiais (de trás da coxa ) mas também trabalha os músculos do quadríceps (parte da frente da coxa ). Sente -se com sua lombar tocando o encosto da cadeira e coloque suas mãos embaixo de suas coxas . Puxe um de seus joelhos em direção ao peito e em seguida estenda essa perna para frente o máximo . Repita com a outra perna. Faça em torno de 5 a 10 vezes cada uma .

7 – Pés e tornozelos (escrevendo o alfabeto ): sentado na cadeira , tire os sapatos , levante o pé de uma das pernas e escreva o alfabeto com o próprio pé imaginariamente no ar . Troque de pé e repita .

Fonte : artigo escrito por Luna Petermann .

Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.