Ficar menos tempo sentado aumenta expectativa de vida








Uma pesquisa americana publicada nesta segunda-feira (9) afirma que o tempo que uma pessoa passa sentada pode influir sobre a sua expectativa de vida. O estudo saiu na edição online do "British Medical Journal".

Segundo o estudo feito com adultos, quem passa menos de três horas por dia sentado tem uma expectativa de vida dois anos maior. A televisão também foi incluída como um fator importante – quem assiste menos de duas horas por dia aumenta o tempo de vida em um ano e quatro meses.

Os hábitos sedentários estão ligados principalmente a problemas cardiovasculares. Até 27% das mortes teriam relação com o tempo que uma pessoa passa sentada.

Os pesquisadores usaram dados de estudos nacionais norte-americanos para calcular o tempo que os adultos gastam em cada atividade – como assistir televisão. Além disso, revisaram outros cinco estudos que relacionam o tempo que cada um passa sentado e diferentes causas de mortes.

Os dados foram analisados com uma técnica que leva em conta os fatores de risco para uma população, e não para os indivíduos em si. Os autores enfatizaram que a pesquisa não prova que ficar sentado necessariamente reduza a expectativa de uma pessoa, mas mostra o impacto que o estilo de vida sedentário pode ter sobre a saúde.

"Os resultados desses estudo indicam que passar muito tempo sentado ou assistindo televisão pode ter potencial para reduzir a expectativa de vida nos EUA", afirma o artigo.



Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.