Importância da postura no local de trabalho durante a Pandemia









O home office ganhou destaue no mundo todo por conta da pandemia do novo coronavírus. Foi a solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, enquanto preservam a saúde dos funcionários e evitam a disseminação do Covid-19. 

O cenário global mudou. As relações mudaram e o trabalho mudou. Ao ser levado para casa, o trabalho passou a dividir o espaço familiar e muitos profissionais precisaram adaptar o espaço íntimo para o labor. Assim, a mesa de jantar ganhou um notebook e a cadeira da cozinha passou a ser a do trabalho. Tudo precisou ser feito de forma repentina e as estruturas de ergonomia, necessárias para o bem-estar da coluna, foram deixadas para trás. Ficaram no escritório, na empresa. 

O tempo sentado, a falta de pausas e alongamentos e o excesso de ansiedade e tensão refletem em incômodos físicos. Muitas pessoas têm sentido isso na pele, literalmente. As costas doem mais, os ombros pesam, as pernas começam a formigar e o pescoço irradia tensão. O que fazer diante dessa situação? Como se adaptar melhor no home office para evitar esses males todos? 

É importante adotar medidas para garantir a postura e a saúde, agora que a sua casa se tornou também o seu ambiente de trabalho.

No trabalho, é preciso analisar e estar sempre atenta à postura que você fica enquanto faz suas tarefas. Como passamos muito tempo no trabalho e geralmente na mesma posição sempre, a atenção deve ser redobrada.


Quem passa longos períodos em uma cadeira, deve se levantar de vez em quando e dar uma volta pela sala para mudar um pouco de posição e melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Além disso, aconselha-se alongamentos diários, especialmente antes de iniciar a jornada de trabalho.


Quanto à ergonomia do seu local de trabalho, é necessário avaliar em que condições você exerce sua profissão. É importante analisar, por exemplo, se a altura da cadeira de trabalho está de acordo com a altura da mesa e posição dos seus equipamentos de trabalho.

Escolha um lugar tranquilo

Antes de mais nada, o ambiente deve ser tranquilo, reservado e livre de distrações, de preferência em uma temperatura em que você se sinta confortável. "É importante escolher um local com privacidade e sem distrações. O ideial é ter mesa e cadeira, que proporcionem uma postura próxima à habitual, para que o trabalhador não sinta desconforto na mudança de rotina", explicoa a ergonomista de gestão em SST do SESI, Priscilla Bueno.

Ela também lembra que a organização é importante, assim como garantir boa luminosidade no espaço escolhido. "Se for usar notebook, é interessante utilizar teclado e mouse independentes. Também é recomendável posicionar a tela do computador ou notebook na linha dos olhos para evitar sensação de desconforto no pescoço", completa.

2. Encontre uma postura confortável

Seguindo algumas orientações de ergonomia, você deve encontrar uma postura em que se sinta confortável.

Priscila detalha: "Mantenha ombros e quadris alinhados, joelhos discretamente abaixo do quadril, pés apoiados no solo ou em descanso para os pés. É importante que o punho fique numa posição neutra, ou seja, sem dobrar, além de haver um encosto adaptado à curvatura da coluna e um descanso de braço na altura do cotovelo".

3. Faça pequenas pausas durante as atividades

A rotina de pequenos intervalos entre a produção deve ser mantida. Organize suas pausas de acordo com a carga de trabalho e o volume de demandas. Para quem fica sentado durante períodos longos, é bom levantar e passar alguns minutos de pé.  Também é importante manter a rotina de alimentação. E não esqueça: beba água!

4. Alongue-se!

Para evitar desconfortos musculares, é importante se alongar e alternar a postura. Vários exercícios podem ser feitos inclusive enquanto você está sentado. As caminhadas também são boas opções.


Cada profissão exige equipamentos diferentes e cada local de trabalho tem seus detalhes e peculiaridades, sendo assim, o ideal seria contratar um serviço de consultoria para avaliar as condições ergonô

micas que a empresa oferece aos seus funcionários. Desta forma, é possível corrigir erros que vão evitar que você lesione sua coluna e tenha dores no futuro.


Entretanto, nenhuma condição de trabalho será favorável se não houver policiamento de sua parte quanto à sua postura e também muita disciplina para corrigir velhos costumes prejudiciais, como ficar torta ao utilizar o computador. Portanto, se cuide!



Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.