Dicas para o home office na quarentena










Em tempos de quarentena, um dos objetivos de que trabalha com Fisioterapia do Trabalho é orientar trabalhadores que estão em home office, principalmente, com dicas de como melhorar a sua produtividade.

O principal instrumento de trabalho neste momento de quarentena devido à pandemia de Covid-19 é o computador, desktop ou laptop, com conexão ativa à internet para as aulas online.

Para render o seu máximo, separamos 10 dicas de ergonomia para você que é nosso aluno(a) e que precisa manter o desempenho de seus estudos para o ano letivo mesmo em tempos de quarentena.
1 – Posição da tela

Mantenha o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca do comprimento de um braço.

2 – Postura

Mantenha a cabeça e pescoço em posição ereta, a 90 graus em relação ao chão, com os ombros e braços bem relaxados.

3 – Cadeira

Importante ser bem confortável e apropriada para sentar de forma confortável por longos períodos. Mantenha a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas.

4 – Membros superiores

Mantenha os antebraços, os punhos e mãos em linha reta em relação ao teclado de sua máquina. O cotovelo deve sempre estar junto ao corpo. Os antebraços deverão estar apoiados nas laterais da cadeira ou sobre a superfície de trabalho para que os ombros fiquem relaxados e em posição neutra.

5 – Membros inferiores

Garanta um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira. Mantenha o ângulo das dobras dos joelhos e do quadril igual ou superior a 90 graus. Os pés devem estar apoiados no chão ou, quando recomendado, use descanso para os pés.

6 – Iluminação & temperatura

Procure trabalhar em um ambiente com iluminação adequada e conforto térmico.

7 – Brilho da tela

Regule o brilho do monitor para 70 ou 75 e evite posicionar a tela do monitor de frente para janelas, para não forçar a vista.

8 – Pausas

Faça pausas de recuperação que durem de 5 a 10 minutos a cada 90 minutos trabalhados. Importante: durante essa pausa, afaste-se do computador e tente não olhar para a tela do monitor. Relaxe a cabeça!

9 – Alongamentos

Não se esqueça de alongar-se ao longo dos dias: punhos, braços e coluna

10 – Hábitos saudáveis

Por fim, pratique hábitos de vida saudáveis e tenha sempre uma alimentação regrada e balanceada, certifique-se de ter um sono regular e tire alguns momentos para fazer alguma atividade física dentro de casa.

Com a quarentena se alongando, quem sofre com essa adaptação é o nosso corpo. Cadeira, mesa e computador que eram ótimos para um trabalho esporádico nem sempre são os adequados quando a ideia é usá-los por horas, dia após dia. Muitas vezes aparecem dores com as quais não estávamos acostumados.




Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.