A fisioterapia do trabalho consiste em um programa desenvolvido por fisioterapeutas e especialistas e tem como principal objetivo sol...

Como atua o fisioterapeuta do trabalho?









A fisioterapia do trabalho consiste em um programa desenvolvido por fisioterapeutas e especialistas e tem como principal objetivo solucionar problemas de baixo rendimento decorrente de desconfortos e dores no ambiente corporativo.

Por meio dele, realiza-se um acompanhamento contínuo — em frequências que são definidas com a empresa — no local de trabalho, sendo realizados, basicamente, dois tipos de ações:

  • preventivas, nas quais os fisioterapeutas incentivam os colaboradores a adotar novos hábitos de vida, implementando uma cultura saudável;
  • curativas, nas quais o fisioterapeuta trabalha diretamente com colaboradores que sofrem de algum problema de saúde (que pode ter origem diversa).

Como atua o fisioterapeuta do trabalho?

Esse profissional trabalha nas empresas com o principal objetivo de aumentar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores. Para isso, atua com atividades voltadas para:

  • implantar programas de terapia laboral;
  • prevenir desconforto ou queixas ligadas às atividades;
  • estudar e solucionar questões de ergonomia (em conjunto com a equipe de segurança do trabalho);
  • promover palestras de conscientização;
  • desenvolver programas de ginástica laboral;
  • realizar e acompanhar o tratamento de doenças;
  • auxiliar em problemas judiciais ligados ao DORT/LER.
A atuação do Fisioterapeuta é de grande valia para as empresas nas questões da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. Este profissional atua de maneira multidisciplinar e interdisciplinar na prevenção do desenvolvimento de doenças ocupacionais determinadas por fatores multicausais do trabalho. Proporciona às empresas a segurança de um trabalhador saudável e integrado, evitando maiores afastamentos, problemas de baixa produtividade e ações judiciais por doenças do trabalho. O profissional Fisioterapeuta está apto a auxiliar às empresas na promoção e prevenção da saúde do trabalhador. Este é um campo de trabalho extremamente necessário às empresas e deve ser mais explorado pelos fisioterapeutas.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

O curso Fisioterapia do Trabalho, por meio da educação à distância, oferece ao profissional o conhecimento sobre definições gerais em Fisioterapia do Trabalho. Carga horária: 30 Horas Clique aqui


Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia