Fisioterapia preventiva em LER/DORT no âmbito empresarial








Uma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalho | Vertebrata

A LER/DORT é conceituada com uma síndrome relacionada ao trabalho
As doenças ocupacionais afetam o trabalhador há muito tempo, e com a expansão industrial estes distúrbios aumentaram drasticamente, sendo objeto de estudos até os dias atuais.

A expressão “saúde do trabalhador” refere-se a uma área do saber que estuda o relacionamento entre o trabalho e o processo saúde/doença, e apresenta o fundamento de suas ações no âmbito multiprofissional, intersetorial e interdisciplinar.

Os profissionais de saúde discutem vários aspectos da saúde do trabalhador, como o nome, a sua existência, a conduta após o diagnóstico de distúrbios ocupacionais, e principalmente quando se referem à prevenção.3

O médico Mendes Ribeiro, em 1986, introduziu no Brasil o termo LER (lesão por esforço repetitivo), durante o I Encontro Estadual de Saúde, realizado no Rio Grande do Sul. Esta lesão era comumente conhecida como Tenossinovite Ocupacional, Cãibra Ocupacional, e até mesmo Doença das Lavadeiras.

Por volta de 1990, o termo DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) foi introduzido no Brasil, traduzido de Work-related Musculo-skeletal Disorders of the Upper Limbs (WMSDs), que era adotado na Europa, e Works-related Upper-extremety disorders (WRUEDs), adotado nos Estados Unidos da América. Esta nova nomenclatura aconteceu devido ao desuso do termo LER, que indicava somente lesões por esforços repetitivos.

Os principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são: tendinite do músculo bíceps, compressão do nervo ulnar, inflamação do músculo pronador redondo com compressão do nervo mediano tendinite e tenossinovite dos músculos dos antebraços, epicondilite medial e lateral, bursite de cotovelo e ombro, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome da tensão cervical e lombalgia, tendinite do músculo supra-espinhoso, cisto gangliônico no punho, tendinite De Quervain, síndrome do túnel do carpo e compressão do nervo radial.6

Os transtornos relacionados aos DORT alcançam diversas categorias de profissionais, apresentando o uso da força excessiva, posturas inadequadas, movimentos repetitivos e/ou esforços por muito tempo, como principais causas para seu surgimento.

por: Paulo Adrian Assunção da Silva


Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.