Atuação da Fisioterapia do Trabalho








O fisioterapeuta é o profissional responsável pelo tratamento e a prevenção de doenças e lesões por meio de técnicas próprias, que envolvem massagens e ginástica. Ele diagnostica e trata dos problemas que são causados por más-formações, acidentes e até mesmo vícios de postura.

Portanto, cabe ao fisioterapeuta aplicar massagens e orientar as práticas corretas de exercícios com o objetivo de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional dos seus pacientes.

Quem atua na Fisioterapia sabe aplicar elementos como água, calor, frio e aparelhos próprios em tratamentos específicos para cada problema identificado. E não há restrições: crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência física ou mental podem ser tratados pelo fisioterapeuta.

Fisioterapia do trabalho

Lesões causadas por esforço repetitivo no ambiente de trabalho também podem ser evitadas com a ajuda de um profissional formado em fisioterapia. Aliás, a sua presença nas organizações — tanto públicas quanto privadas — é essencial para garantir a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores.

Quais são as principais atividades realizadas por um fisioterapeuta dentro do ambiente de trabalho?

É uma área bastante ampla. O fisioterapeuta pode atuar no ambulatório atendendo os colaboradores que possuem queixas álgicas e desconfortos causados pela atividade laboral. Também pode atuar em treinamentos e orientações de postura, ginástica laboral, elaboração de laudos ergonômicos, exames admissionais, periódicos e demissionais, retorno dos colaboradores afastados da empresa, entre outros.

Como é realizada a fisioterapia no trabalho?

Normalmente o fisioterapeuta é um profissional terceirizado, então a sua atuação depende do que a empresa almeja para seus colaboradores: você pode ser contratado simplesmente para fazer laudos ergonômicos, como pode ser contratado para atuações mais amplas. Na parte ambulatorial, o fisioterapeuta tem uma atuação mais voltada para a recuperação dos colaboradores que apresentam alguma queixa álgica/desconforto. Já nas linhas de produção, atua na parte preventiva treinando, orientando, atuando junto à gerência para discutir melhorias, realizando laudos ergonômicos, entre outras atividades.

O que um fisioterapeuta precisa fazer para atuar na área de Fisioterapia do Trabalho?

É fundamental realizar especialização em Fisioterapia do Trabalho e ter a consciência de que quanto mais se aperfeiçoar melhor será o seu desempenho profissional. Sugiro também se especializar em Ergonomia, Assistência Técnica Judicial, que também é uma área em crescimento, e se atualizar quanto às questões do E-social.

Para o fisioterapeuta trabalhar com Fisioterapia no Trabalho, precisa estar atualizado sobre vários assuntos dentro da Fisioterapia. Através desse curso, Atualidades em Fisioterapia Traumato-ortopédica - 40hs, você terá acesso aos mais atuais protocolos de Avaliação e Tratamento da Chamada Fisioterapia Contemporânea, dentre eles: Termografia Clínica, Análise computadorizada de biomecânica, Estabilização segmentar, ventosaterapia, pilates e liberação miofascial. Clique aqui e saiba mais!



Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.