Estresse no trabalho duplica risco de doenças cardiovasculares








Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo

Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo. É o que revela estudo de pesquisadores do Helmholtz Zentrum München, na Alemanha.

A pesquisa indica que o estresse, que é transmitido pelas vias de sinalização diretas e indiretas, conduz a uma resposta inflamatória do corpo que pode provocar doenças cardiovasculares, entre outras.

Os resultados foram publicados na revista Immunity and Psychosomatic Medicine.

A equipe, liderada por Rebecca Emeny, observou mais de 950 pessoas a longo prazo como parte do estudo de base populacional MONICA / KORA.

Os dados foram analisados a partir de questionários sobre o estresse psicológico no trabalho e as concentrações de marcadores inflamatórios no sangue.

A análise mostrou que os trabalhadores saudáveis que foram expostos ao estresse no trabalho exibiram parâmetros inflamatórios significativamente elevados e enfrentaram duas vezes mais risco de doenças cardiovasculares.

Mais da metade dos participantes do estudo afirmaram que experimentaram tensão psicológica e estresse no trabalho.

Em particular, os cientistas descobriram uma clara associação entre estresse e elevadas concentrações de PCR (proteína C-reativa), que é um marcador inflamatório, e foram, portanto, capazes de demonstrar uma reação inflamatória relacionada ao estresse no corpo. Além disso, o estresse causou graves danos psicológicos, como depressão e distúrbios do sono, bem como comportamento doentio e inatividade física.

"Os conhecimentos adquiridos a partir desta forma de estudo fornecem importantes pontos de partida para encontrar medidas preventivas que irão proteger contra as doenças relacionadas ao estresse, como a doença cardíaca coronária", conclui Emeny.




Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.