A importância da ginástica laboral








Saiba como o ambiente de trabalho pode provocar posturas erradas. E o que as empresas podem fazer para enfrentar a situação e ajudar os funcionários.

Falar com o telefone apoiado no ombro é uma cena rotineira em várias empresas. Diferentes funções, mas as mesmas necessidades: falar ao telefone e, ao mesmo tempo, usar o computador.

O resultado não poderia ser outro: horas durante o dia com a coluna completamente torta. “Eu sei que é um problema. Eu estou com a cabeça do lado, digitando, e, ao mesmo tempo, tenho que olhar para o outro lado. Sei que, no final, isso pode trazer alguma coisa drástica para mim”, afirma o analista de planejamento Leandro Rocha.

Esticar os ombros e relaxar o pescoço são exercícios que a chefe de logística Scheila Chriginio faz quase sem perceber. É como se o corpo pedisse essas rápidas pausas durante as oito horas diárias de trabalho. “O dia, às vezes, fica bem pesado e a gente vai sentindo aquele cansaço, a tensão acumulando, principalmente, na região cervical”, conta ela.

Para relaxar um pouco os funcionários e aliviar o estresse, uma empresa oferece ginástica laboral três vezes por semana. São apenas 20 minutos de exercícios, mas, para muitos, vale como uma sessão de massagem.

“A sensação que eu tenho é de relaxamento total. Saio bem relaxada e pronta pra começar o dia feliz e bem disposta”, destaca a técnica em segurança do trabalho Talita Paes.

Segundos os médicos, quanto mais repetitivo for o trabalho, maior é a necessidade de fazer pequenas pausas durante o expediente. Em uma indústria química, as máquinas param duas vezes ao dia. É o aviso de que está na hora de cuidar da saúde.

“O benefício é geral, porque todo mundo sente uma melhoria e o dia-a-dia fica muito mais gostoso depois causa da ginástica laboral”, ressalta o operário de produção Andrey Bandeis.

Se a sua empresa ainda não tem este programa, anote algumas dicas que podem ajudar a prevenir problemas relacionados com a postura:

- Faça uma pausa a cada 25 minutos no computador;
- Mantenha os ombros relaxados, os pulsos retos e a coluna firme no encosto da cadeira;
- Deixe os pés totalmente apoiados no chão.

“Um dos objetivos da ginástica laboral, além do exercício, é conscientizar as pessoas em relação à postura no trabalho, para que a gente possa prevenir as lesões por esforço repetitivo e diminuir os efeitos nocivos do estresse, que é um outro problema que hoje acomete os trabalhadores”, conclui Lilian Carvalho, do Conselho Regional de Educação Física.

Fonte: Portal RJTV

Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.