Práticas ergonômicas melhoram produtividade









Produtividade pode aumentar em até 20% por meio das práticas ergonômicas. Call centers e outras empresas de telemarketing têm se beneficiado dos resultados de trabalhos de ergonomia. Profissionais da área apontam que a prática de atividades como ginástica laboral, massagens e orientações posturais garantem melhor produtividade e satisfação do funcionário.

Outro ponto positivo se refere à visibilidade no mercado. Algumas grandes companhias contratam serviços de telemarketing apenas de empresas que desenvolvem atividades de ergonomia.

No ano de 2007, foi aprovado o anexo II da NR 17 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho N° 17), que estabelece medidas de saúde e segurança no trabalho para a atividade de telemarketing.

Segundo a fisioterapeuta e proprietária da Fisiolíder – Gestão em Ergonomia, Carolita Vasconcelos, as instruções previstas pela norma, como horários de intervalo, capacitação e tipo de equipamentos a serem usados, passaram a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. "Em média, o aumento na produtividade é de 20%, nas empresas que cumprem as mínimas exigências da norma, afinal um funcionário bem orientado e cuidado rende mais", afirmou.

De acordo com o diretor operacional de uma empresa de cobranças de Uberlândia, Luciano José da Silva, a principal melhoria percebida ao longo de dois anos, tempo no qual são desenvolvidos os trabalhos ergonômicos em sua empresa, foi em relação ao número de afastamentos. "Diminuiu muito o número de funcionários com licenças por questões de saúde como LER e outros problemas", disse. A empresa em que Luciano trabalha possui atualmente 215 funcionários, desses, 193 são operadores de telemarketing.

Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.