Fisioterapia no trabalho traz motivação ao funcionário









Resultado de imagem para fisioterapia no trabalho

A Fisioterapia do Trabalho desenvolve ações voltadas para a promoção, prevenção e  manutenção da saúde do trabalhador. A presença do profissional da fisioterapia no ambiente empresarial propicia a integração harmônica entre as condições físicas e emocionais do trabalhador e a demanda da empresa no sentido de ter profissionais atuantes.
O resultado da Fisioterapia do Trabalho beneficia não só o trabalhador e a empresa, como também o cliente, que se fica satisfeito ao ser atendido por um profissional disposto  e motivado. O trabalho tem resultado imediato e reflete também no longo prazo. Os colaboradores expressam satisfação e com as atividades desenvolvidas se sentem mais dispostos e animados para trabalhar, além da integração  que as atividades proporcionam.
Ela acrescenta que o fisioterapeuta do trabalho deve ter o máximo de conhecimento no ramo de atividade em que atua, da realidade e cultura da empresa em que está inserido.  E deve aliar, ainda, os conhecimentos específicos em prevenção, ergonomia, biomecânica, qualidade de vida, normas regulamentadoras, dentre outros.
O Fisioterapeuta do Trabalho pode  integrar  uma equipe multidisciplinar participando do planejamento e implantação de  programas destinados à educação para a saúde do trabalhador, ou mesmo, ser um gestor de qualidade de vida na empresa.
O resultado do trabalho pode ser visto pelo baixo índice de afastamento ou doenças ocupacionais. Além disso, o trabalho do fisioterapeuta extrapola o âmbito organizacional, uma vez que as orientações posturais abrangem também as atividades que ele desenvolve em casa, por exemplo, forma de dormir, sentar-se, mudar móveis de  lugar, carregar mochila, escolha de colchão, etc.
O fisioterapeuta na empresa contribui não apenas para a qualidade de vida e satisfação dos funcionários no trabalho, mas também para a imagem positiva e melhor proteção legal da empresa, impactando positivamente os seus resultados.
 
 O comprometimento do profissional de fisioterapia bem como os resultados que ele apresenta reforça sua importância na área, o que tende a aumentar a demanda de atuação do profissional na empresa. É importante destacar, ainda, que o fisioterapeuta tem que estar junto do trabalhador, acompanhar o seu dia-a-dia, a sua relação com os equipamentos, a sua condição emocional, seu jeito de ser e de relacionar com as pessoas, pois tudo isso pode trazer implicações positivas ou negativas nas chamadas doenças ocupacionais. O leque de atuação do profissional é imenso.

Publicado em 4/6/12 e revisado em 28/8/19


Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.