Fisioterapia Corretiva x Fisioterapia Preventiva









EM FISIOTERAPIA CORRETIVA

A ação da Fisioterapia corretiva será efetivada por meio do extenso arsenal terapêutico inerente à Fisioterapia, suas formas de avaliação, prescrição, execução, tratamento e alta Fisioterapêutica. O ambulatório deve ser adequado às necessidades da empresa e do empregado, não somente com os recursos da Fisioterapia Clássica, mas também com o uso de recursos pouco ortodoxos como Reeducação Postural Global (RPG) e Osteopatia. Em empresas que trabalham com produtos que danificam o aparelho respiratório, o ambulatório deve possuir recursos que permitam identificar, avaliar e tratar doenças restritivas e obstrutivas. Tudo em perfeito entrosamento para atingir os seguintes objetivos:

a) Redução das horas não-trabalhadas por motivo do tratamento, visto ser ele realizado na própria empresa.

b) Atender adequadamente a cada acometimento, pois por não possuir fins lucrativos, não há exigência de produção e/ou “massificação” no atendimento.

c) Constatação e quantificação estatística.

d) Determinação dos acometimentos mais comuns encontrados na empresa, conforme o tipo de atividade desempenhada.
e) Estabelecimento de protocolos de atendimento adequados às atividades laborativas.

EM FISIOTERAPIA PREVENTIVA

O fisioterapeuta fará uso da Ergonomia. Integrará uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que comunguem os mesmos objetivos. Desta equipe farão parte o médico do trabalho, o engenheiro de segurança do trabalho, o gerente de produção, o gerente de recursos humanos, o assistente social e outros profissionais que tenham atribuições que contribuam para obtenção dos seguintes objetivos:

a) Redução das doenças profissionais típicas às atividades desempenhadas na empresa, mediante a ministração de cursos e/ou palestras sobre orientações posturais, lesões por esforços repetitivos, prevenção de problemas de coluna, manuseio de cargas, dentre outros.

b) Formulação e execução de programas preventivos para todos os funcionários no sentido de produzir condicionamento físico, relaxamento e, consequentemente, reduzir o estresse.

c) Integrar equipe multidisciplinar para discussão de casos e assessoramento por meio de pareceres técnicos da área.

d) Estudo ergonômico dos postos de trabalho que apresentam grande índice de acidentes de trabalho e tenham funcionários com acometimentos comuns ou diagnósticos semelhantes.

Publicado em 07/08/11 e revisado em 18/05/17

Quer se aperfeiçoar mais nesse assunto? Dicas do blog:
  • Curso online sobre Fisioterapia do Trabalho
  • Curso online de Ginástica Laboral


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.